top of page

 

SHAMPOO BOMBA: A OPINIÃO DOS ESPECIALISTAS

 

Por Sabrina Olivetti -  27/03/2015.

 

   Muito se fala na internet sobre o “shampoo bomba“, uma mistura de shampoo, dexpantenol e um medicamento de uso veterinário. Algumas pessoas alegam que essa mistura faria o cabelo crescer mais rápido. Durante a semana que passou ouvi vários profissionais e especialistas e hoje te conto tudo que aprendi sobre o assunto. Presta atenção e não vai fazer nenhum loucura, hum!

 

Uso veterinário

 

   O produto sugerido para fazer a mistura caseira é uma vitamina em óleo de amendoin injetável recomendada para prevenir doenças, ajudar na pele, pelos, olhos e sistema reprodutor, isso tudo de animais e usado injetado nos bichinhos.

 

Oxidação da Vitamina

 

   Maurício Pupo, farmacêutico e especialista em cosmetologia conta que este medicamento veterinário tem como subtância ativa a vitamina A, que segundo ele é uma substância altamente instável na presença do oxigênio do ar, ou seja, capaz de perder completamente sua atividade quando exposta ao oxigênio. “Repare que o medicamento veterinário usado no ‘shampoo bomba’ é um  produto farmacêutico feito em ampola, que protege a vitamina A da oxidação. Desta forma, adicionar este medicamento num shampoo pouco ou nada adiantará uma vez que após a mistura ser feita a vitamina A irá se perder rapidamente pois ela vai se oxidar“, diz Pupo.

 

Segurança das fórmulas

 

   Cada cosmético fabricado tem uma fórmula balanceada para que tudo que tem ali dentro funcione da melhor forma possível. A precisão de cada ingrediente é garantido pelos fabricantes e funciona para que o produto tenha os benefícios prometidos e garanta a validade dele por um determinado tempo.

   Segundo a cosmetóloga e engenheira química Sonia Corazza, isso significa que o sistema de conservantes usados garante a segurança contra o ataque de microorganismos nocivos, pelo prazo de validade que está escrito na embalagem. Isso garante também que todos os ingredientes químicos foram calculados, equilibrados e testados para garantir eficácia e segurança do produto.

 

Shampoo bomba faz mal?

 

   Adicionando um medicamento de uso veterinário para fazer o shampoo bomba, estaríamos quebrando o balanço da fórmula. Sonia Corazza conta que esta adição poderia gerar contaminação com bactérias e fungos, além disso, pele, couro cabeludo e mucosas ficariam suscetíveis a sensibilização e poderia desenvolver reações de irritação cutânea, erupções, vermelhidão, coceira, descamação e mais uma lista de manifestações de desconforto.

   Segundo especialistas da Schwarzkopf o correto é utilizar nos fios apenas produtos cosméticos e indicados para os cabelos, pois eles foram testados e aprovados, tem comprovação de eficiência e oferecem segurança no uso.

 

   Quer tratar as madeixas de forma segura? Conheça as máscaras capilares hidratantes, nutritivas e reconstruturas e descubra qual é a ideial para você.

 

O shampoo bomba funciona?

 

   Segundo Maurício Pupo, nenhum estudo de eficácia jamais foi feito neste sentido, então não podemos dizer que funciona. “Quando analisamos a questão da instabilidade da vitamina A frente ao oxigênio do ar fica claro que os benefícios relatados por consumidores na internet são subjetivos sendo provavelmente um efeito placebo“, afirma o farmacêutico e especialista em cosmetologia.

 

Ok, mas quero que meu cabelo cresça mais rápido, o que fazer?

 

   Caso você queira muito que seu cabelo cresça mais rápido, consulte um médico dermatologista que ele poderá te indicar, com segurança e sem invencionices, o melhor tratamento para seus fios.  Maurício Pupo afirma que “hoje existem medicamentos  no mercado que podem atuar no crescimento dos cabelos acelerando o ritmo em que as células da matriz produzem o fio”.

Por favor, nada de seguir o falatório e diz-que-me-disse de invenções malucas, hum!

 

Acesso em : 20/03/2016 ás 13:18h

 

 

 

Olá leitores,

 

   Um cabelo forte, saudável e com crescimento acelerado é o desejo de várias pessoas, não é mesmo ?! Entretanto, tal vontade faz com que recorramos para métodos certas vezes duvidosos.

Embora existam poucos relatos de efeitos colaterais, o fato é, não existe ainda comprovação cientifica quanto à eficácia do “shampoo bomba". Além disso, sabe-se que as células germinativas (responsáveis pelo crescimento do cabelo) se encontram no bulbo capilar. Sendo assim, por que não procuramos um especialista para tratar o mesmo?

 

Conforme dito na matéria acima, existem vários pontos a serem analisados, como:

  • Este produto é destinado para aquilo que eu desejo?

  • O mesmo já foi testado e aprovado?

  • É seguro?

 

   Eu como esteticista, não concordo com o uso. O Monovin A diferente do bepantol, é de uso veterinário e injetável, fugindo totalmente daquilo que precisamos. Além do que, já existem no mercado produtos específicos para este uso que dão conta do recado, inclusive produtos que possuem o dexpantenol (conhecido como bepantol).

Por fim, a minha dica é nutrir o couro cabeludo e para isso indico os produtos abaixo que são de marcas confiáveis, com registro na ANVISA, testados e aprovados dermatologicamente.

 

Shampoos estimulantes:

  • Morovit Pro A

  • Pra Bombar (Novex)

 

Tônicos Capilares:

  • Extrato de Jaborandi (Bioextratus)

  • Tônico de Alho (Gota Dourada)

  • Pra Bombar (Novex)

 

Obrigada pela visita e espero que tenham gostado. Até a próxima!

 

 

Por: Jéssica Lorrayne

bottom of page