top of page

 

O REAPROVEITAMENTO DE CERA QUENTE NA DEPILAÇÃO

 

 

Por Karen Bachini - Publicado em 01/10/2013.

 

Você sabia que muitos centros de depilação reciclam a cera que usam nas clientes? Isso quer dizer, que a cera que a depiladora usou em você vai ser usada em outra pessoa, e a cera que foi usada em você provavelmente já foi usada em outro cliente.

Imagine que a mesma cera sendo usada na virilha cavada de outra pessoa pode estar sendo usada no seu buço.

Muitos salões e centros depilatórios reaproveitam a cera reaquecendo a mesma e coando em peneiras e recipientes muito finos para que ela fique sem pelos. A cera que é usada em uma cliente fica com pedaços de pele e pelos. Imagine ser depilada e ficar coberto com resíduos de pelos e pele de outras pessoas?

A prática, muito mais frequente do que você imagina, é proibida pela Anvisa, mas muitas empresas ainda fazem uso e colocam em risco a saúde das clientes. Entenda o porquê:

 

Os perigos da cera reciclada

 

  • A cera reutilizada ou reciclada transmite inúmeras de doenças de pele, hepatite, alergias, DSTs, contaminações em geral, inflamações,  infecções bacterianas como foliculite, micoses entre outras. Não é possível esterilizar a cera, uma vez que quando fervida perde algumas propriedades químicas, impossibilitando que seja usada novamente para depilação. E a maioria das bactérias, sobrevivem ao simples esquentar e derreter a cera novamente.

  • A cera reciclada precisa estar em temperatura muito mais elevada para atingir o ponto da depilação, por isso pode causar micro varizes e até queimaduras.

 

Como identificar e evitar a cera reciclada ou reutilizada?

 

  • Procure um centro depilatório de confiança.

  • Tente conversar a sós com a funcionaria que está te atendendo e perguntar se a cera é reciclada;

  • Preste atenção na cor da cera. Quanto mais ela é reutilizada mais escura ela fica;

Muitas empresas inventam ceras de chocolate, morango e outros “aromas” para mascarar a cera muito escura, mas a cera depilatória que deve ser usada em centros de depilação é a cera clara, cera de mel.

  • Quando a cera quebra com facilidade ao puxar e não sai por inteira geralmente é um sinal de reutilização;

  • A cera fica menos elástica quando é reciclada e demora mais a secar na pele;

  • Temperatura é mais elevada e pode até queimar a pele;

  • Preste atenção se há um único lixo para jogar fora todo o material descartável usado, ou se há dois lixos, um para a cera e outro para algodão, pinça, luva;

  • Para ter certeza absoluta que a cera é nova, peça para a depiladora por a cera em barra para derreter na sua frente;

  • É direito da cliente, levar sua cera usada para casa, assim você garante que a cera que foi usada em você não vá ser usada em outra cliente.

Compartilhe esse artigo com suas amigas que também se depilam. A conscientização é importante, e se cada uma fizer sua parte, o problema pode deixar de existir. Se você comprovar que a empresa reaproveita a cera, você precisa denunciar o estabelecimento para não por em risco a saúde de outras pessoas. A denúncia deve ser feita na Anvisa.

 

Acesso em 13/04/2016 às 10:42h

 

 

 

Olá pessoal,

 

   Hoje vamos falar sobre o reaproveitamento de ceras utilizadas nas depilações. Como lemos na matéria acima, muitos salões e centros de estética praticam essa “reciclagem”. Acho que todos nós concordamos que é uma reciclagem porca, não é mesmo?

   Essa prática além de anti-higiênica é proibida pela ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária). Vou explicar o por que:

De acordo com a Regulamentação da Anvisa, existe uma cartilha com normas sanitárias para serviços de estética e beleza, onde contém as normas e leis que devem ser seguidas por todos que trabalham nessa área. Essas normas devem ser cumpridas ao pé da letra e no caso de descumprimento das mesmas, o estabelecimento receberá uma multa ou pode ocorrer até mesmo o fechamento do local.

Como estamos falando de reaproveitamento de materiais, no caso, a cera, vou citar duas normas importantíssimas que fazem parte dessa cartilha de regulamentação da Anvisa. A maioria dos clientes nem sabem da existência dessa cartilha, por isso leiam com atenção:

 

  • ARTIGO DESCARTÁVEL: É o produto que, após o uso perde suas características originais e não deve ser reutilizado e nem reprocessado.

 

  • ARTIGO DE USO ÚNICO: É o produto que, após o uso, perde suas características originais ou que, em função de outros riscos reais ou potencias à saúde do usuário, não deve ser reutilizado.

 

   Então pessoal, fica claro que a cera utilizada na depilação de uma cliente não deve ser reutilizada. Nem em outra cliente e nem na mesma cliente, pois oferece riscos à saúde, como a contaminação. Devido aos restos de pelos, pele e muitas vezes até mesmo sangue que ficam na cera. Então vimos que além de ser descartável, é de uso único.

Portanto, fica o alerta, quando for fazer depilação em salões e centros estéticos, procure um local de confiança, com profissionais capacitados e conscientes, que saibam dessas normas e o mais importante, que as cumpram.

 

Um abraço e até a próxima!

 

 

Por:  Ana Paula G. Coelho

 

 

bottom of page