top of page

                                                                                 

     PELO ENCRAVADO      

 

Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima – Dermatologista

 

O que é?

O pelo encravado é uma doença mais comum em pessoas de pele negra e provocada pela característica recurvada dos pelos que, ao crescer, encurvam-se e penetram novamente na pele, gerando uma reação inflamatória conhecida como pseudofoliculite.

A causa principal é o ato de raspar ou depilar os pelos que, quando voltam a crescer, encravam-se. Manifestações clínicas do pelo encravado.

As áreas mais afetadas nos homens são o pescoço e a nuca e, nas mulheres, a virilha. Nestas localizações, por serem áreas de dobra da pele, alguns pelos já nascem de forma oblíqua, o que facilita o seu encravamento.

Com o crescimento, os pelos penetram a pele formando lesões avermelhadas, inflamatórias, endurecidas e frequentemente com pus, devido à contaminação bacteriana.

Algumas chegam a formar verdadeiros cistos, cujo conteúdo é o pêlo que cresce continuamente para o seu interior.

 

Tratamento:

Recomenda-se o desencravamento manual de cada pêlo com agulha esterilizada, colocando-a por sob a alça formada e levantando-o. Não é necessário furar a pele. Deve-se evitar o escanhoar (barbear no sentido contrário ao do crescimento do pêlo), utilizando a lâmina sempre de forma bem suave. Em casos com inflamação o

médico dermatologista poderá indicar um creme anti-inflamatório e antibiótico, de acordo com cada caso.

Uma forma de acabar definitivamente com os pelos encravados é deixá-los crescer.

Quando estão longos, os pelos perdem a força para penetrar a pele. Como muitas vezes isto não é possível, uma outra opção é adepilação a laser.

 

Acesso: 26/ 04/2016 às 21:30h

 

 

 

Olá galera,

 

   Vamos saber um pouco mais do que acontece na fisiologia dos pelos, como ocorre esse processo dentro de nosso organismo e o que fazer para que não agrave o mesmo . Conto com vocês, deixem suas dúvidas e seus comentários!

  Os pelos encravado são originais da camada derme da nossa pele. Eles contém uma inclinação em sentido horizontal e podem alcançar até a camada gordurosa  subcutânea. O crescimento do pelo ele é dividido em três fases: anágena(crecimento), catágena(desenvolvimento) e telógena(queda) .A retirada dos mesmos podem interferir nas suas fases variando-se de pessoas para pessoas considerando algumas patologias.

  A forma incorreta da sua epilação, isso mesmo epilação pode agravar o mesmo! Significado: epilação (retira da raiz) e depilação (não retira da raiz).

Há também outras ocasiões hormonais e patológicas podem afetar os mesmo. As partes mais afetadas são virilhas, axilas, e pescoço.

   O melhor a fazer é procurar um profissional capacitado na área da estética que esteja hábito a realizar a epilação. Um profissional ideal é aquele alem de ter conhecimentos estéticos que também esteje com Alvará sanitário/Licença sanitária: Documento expedido pelo órgão sanitário competente Estadual, Municipal ou do Distrito Federal, que libera o funcionamento dos estabelecimentos que exerçam atividades sob regime de vigilância sanitária.

3.7 Artigo de uso único:é o produto que, após o uso, perde suas características originais ou que, em função de outros riscos reais ou potenciais à saúde do usuário, não deve ser reutilizado. (alicate,tesoura,pinças,etc...).

3.8 Artigo Descartável: É o produto que, após o uso, perde suas características originais e não deve ser reutilizado e nem reprocessado( algodão, lixas, espátulas,ec...)

3.9 Limpeza: Consiste na remoção de sujidades visíveis e detritos dos artigos, realizada com água adicionada de sabão ou detergente, de forma manual ou automatizada, por ação mecânica, com conseqüente redução da carga microbiana. Deve preceder os processos de desinfecção ou esterilização.

 

#DICADAESTETICISTA:

 

1- Limpeza da pele: Depois de removido o pelo, lave a área com água morna e sabonete hidratante.

2 - Roupas certas: Evite usar roupas apertadas ou de tecido sintético nas regiões mais propensas ao pelo encravado, que são as “dobras”: virilha, axila, nuca, etc.

3 - Depilação: Se você raspa os pelos da perna, virilha e axila, faça isso quando eles estiverem molhados. Além disso, sempre use loção de barbear para lubrificar os fios.

4 - Poros fechados: Depois de raspar os pelos, enxague a área com água fria para fechar os poros.

5 - Pinça: Não use pinça, pois isso pode irritar e inflamar ainda mais a pele.Use apenas para acabamento.

 

 

Referências:

 

 

 

Por: Cláudia Fernanda

bottom of page