top of page
 

Resolução proíbe o uso estético de câmaras de bronzeamento


Por: ANVISA

 

A resolução proíbe, em todo território nacional, o uso dos equipamentos para bronzeamento artificial com finalidade estética. A medida foi motivada pelo surgimento de novos indícios de agravos à saúde relacionados com o uso das câmaras de bronzeamento. Um grupo de trabalho da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC), ligada à Organização Mundial da Saúde, noticiou a inclusão da exposição às radiações ultravioleta na lista de práticas e produtos carcinogênicos para humanos.

O estudo da IARC indica que a prática do bronzeamento artificial aumenta em 75% o risco do desenvolvimento de melanoma em pessoas que se submetem ao procedimento até os 35 anos de idade. A resolução da Anvisa também afirma que não existem benefícios que se contraponham aos riscos decorrentes do uso estético das câmaras de bronzeamento. A proibição não se aplica aos equipamentos com emissão de radiação ultravioleta destinados a tratamento médico ou odontológico. As empresas que não cumprirem a decisão estão sujeitas a penalidades que vão de advertência, interdição até multas de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.


Notas Técnicas:

 

Nota Técnica N° 009/2012/GGTPS/ANVISA
Nota Técnica N° 010/2012/GGTPS/ANVISA

 

 

Acessado em 22 de abril de 2016 ás 09:25h

 

 

 

 

Olá,

 

Querer manter aquele bronzeado bonito e aquela marquinha de biquíni adquirida no verão, durante o ano inteiro, se tornou bastante comum. E para ter esse efeito por um período prolongado, muitas pessoas optam por recursos estéticos, como por exemplo, o bronzeamento artificial feito por câmaras.


Entretanto, o assunto é mais sério do que se imagina. Isso porque o mecanismo de ação desse equipamento é a emissão da radiação ultravioleta, e já sabemos os malefícios da mesma. Além de possíveis queimaduras, a exposição ás radiações aumenta o risco de se desenvolver o câncer do tipo melanoma, conforme foi dito na matéria acima. Em meio a tais informações, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu pela resolução 56/2009 o uso de câmaras de bronzeamento artificial para fins estéticos, e aquelas empresas que não cumprirem a decisão, serão advertidas, multadas ou até mesmo interditadas.

 

O profissional que mediante essa situação, ainda sim oferecer serviços utilizando este equipamento, está sendo negligente.


Atualmente já existem outros recursos estéticos no mercado, que prometem esse efeito de forma segura, como:

 

- Maquiagem em spray: Prometem um efeito natural, deixando a pele iluminada e bronzeada.

- Bronzeamento a jato: O Procedimento utiliza um spray autobronzeador que contém pigmentos para “tingir” a pele, esse efeito tem duração de sete á dez dias. Esse procedimento é contraindicado para:

  • Gestantes;

  •  Pessoas que apresentam alergia ao pigmento;

  • Pessoas que apresentam lesões na pele;

 

#Dicadaesteticista: Sempre procure saber se aquele procedimento estético e os cosméticos utilizados são autorizados pela ANVISA (isso vale para maquiagem também, ok?). Lembre-se que a sua saúde vem sempre em primeiro lugar!

 

Abraços e até a próxima !

 

Referência:

 

 

 

 

Por: Jéssica Andrade

 

 

 

 

bottom of page