top of page

 

ESTERELIZAÇÃO E DESINFECCÃO: BIOSSEGURANÇA NAS BARBEARIAS 

 

O Barbeiro enfatiza ações que implicam os cuidados com a saúde masculina. Quando utilizarem serviços das barbearias algumas observações são importantes à bio segurança. Verifique se a lâmina utilizada é nova e depois de utilizada foi adequadamente descartada.

A palavra esterilização é muito utilizada por leigos sem o conhecimento da sua importância no nosso dia-a- dia.

 

 

 

 

 

 

 

 

O barbeiro trabalha sem luvas, nem sempre lava as mãos entre um cliente e outro e usa o tato para confirmar se a depilação (barbeado) foi bem feita, entre outros comportamentos de risco.

Tudo isso mostra que a possibilidade de contaminação do cliente ou barbeiro é real e evidente.

Convém destacar o fato de a lâmina que se usa para barbear ser descartável (para cada cliente existe uma nova), mas o aparelho aonde a lâmina é encaixada não ser esterilizado. Isso quer dizer que se uma gotinha de sangue do cliente anterior tiver tocado esse aparelho, a próxima lâmina (ainda que seja nova) não fará nenhuma diferença, já que o suporte está contaminado. Devemos lembrar ainda que o álcool não esteriliza. O mesmo acontece com manicure e pedicure – a inexistência, muitas vezes, de luvas para a realização desses procedimentos; a utilização, sem um sistema de esterilização eficaz, dum mesmo instrumento de corte para vários clientes ou da mesma cuba (para amolecimento de peles mortas e duras ou mesmo calos), para diferentes clientes. O único método de esterilização aceitável é através de autoclave. LAVAGEM e ANTI-SEPSIA das MÃOS Para os profissionais como dentistas, tatuadores, barbeiros, pessoal de manicure e pedicure,  piercing,  etc. As mãos representam um dos maiores veículos de transmissão de infecções. A lavagem das mãos é a ação mais importante para a prevenção e controlo das infecções cruzadas.

 

 

 

Caros Leitores;

Hoje a maior tendência de comercio de beleza, está nas barbearias, o público masculino esta investindo cada vez mais em sua aparência. Diante desse cenário atual, uma das maiores preocupações da Vigilância Sanitária e dos clientes que utilizam este serviço é com a forma correta de utilização e descarte das lâminas utilizadas, pois a reutilização e o descarte inadequado das mesmas podem ocasionar contaminação direta ou indireta.

Preocupada com surgimento de um grande número de novos estabelecimentos desse segmento, no ano de 2015 a Prefeitura Municipal Belo Horizonte, fez um lançamento de uma cartilha com o objetivo de conscientizar os salões de beleza e afins, dos riscos de não cumprimentos das normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No item 3.4 da cartilha esclarece o procedimento adequado de descarte de todos os resíduos perfuro cortantes, O descarte deve ser feito imediatamente após o uso em um recipiente rígido e com tampa devidamente identificado e somente empresas licenciadas podem fazer o recolhimento desse material.

Continue acompanhado o blog e mantenha-se informado sobre todas as novidades e tendências da estética.

A cartilha esta disponível no site da prefeitura. Veja o link abaixo:

 

 

 

Referências:

 

 

 

 

Por: Fernanda Silva 

bottom of page