top of page

 

MAQUIAGENS PIRATAS CONTÊM EXCESSO DE ELEMENTOS TÓXICOS E PREJUDICAM A SAÚDE 

 

Por Jovem Pan - Publicado em: 23/10/2013

 

Algumas maquiagens vindas da China são motivo de preocupação devido ao alto teor de elementos tóxicos em suas composições, o que pode causar prejuízo à saúde das consumidoras. Batons, sombras e tinturas de cabelo de composição desconhecida e com substâncias nocivas provocam alergia, que podem se tornar crônica.


Sem atender as normas de Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, muitos desses produtos contêm chumbo, que gera até problemas neurológicos. O baixo custo está justamente relacionado à utilização do chumbo nas maquiagens, que também são muito utilizadas por crianças. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, João Carlos Basílio, afirma que o país integra o conselho regulatório internacional. Ele ressalta que a entidade denuncia os infratores de acordo com as leis sanitárias vigentes.


O presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia, João Hansen, enfatiza que nesse tipo de produto até o registro da Anvisa é falsificado. Ele lamenta a venda de maquiagem pirata e reforça que a questão deve ser resolvida pelo governo federal e pela polícia.


O médico João Paulo Magalhães, titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, lembra que produtos com chumbo foram banidos na Europa. Segundo o pesquisador, a maquiagem com esse tipo de metal na composição pode desencadear alergias crônicas. Ele lembra que até 20 partes por milhão de chumbo, o produto é liberado. A regra vale no Brasil e nos Estados Unidos.

Acessado em: 01/05/2016 ás 18:08h

 

Olá leitores,


Hoje no nosso blog abordaremos sobre um tema muito polêmico. Será que vale a pena comprar maquiagens chinesas?! Se você ainda não se decidiu e tem alguma dúvida sobre o assunto, não pode deixar de ler esse post!


As maquiagens chinesas geralmente não possuem marcas registradas ou são réplicas, e isso tem dificultado bastante para que possamos saber a origem e as substâncias utilizadas para a na sua fabricação das maquiagens comercializadas. Em grande maioria, após o seu uso corremos o risco de sermos surpreendidos por alguns efeitos bem desagradáveis. Não é mesmo?!


Em geral, as makes vendidas no Brasil passam por fiscalização da Anvisa(Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que determina as normas em que os fabricantes devem seguir para a garantia de qualidade do produto e, consequentemente, para a sua comercialização. Após a aprovação dos testes necessários, os produtos recebem em suas embalagens um selo que garantem a segurança dos produtos para os seus consumidores.


Além de possíveis alergias, não podemos deixar de citar a presença de metais considerados pesados, encontrados na composição dos produtos chineses. O uso de produtos, que contém essas substancias tóxicas e o acúmulo desses metais no organismo, podem levar à diversos riscos gravíssimos á saúde. 

 

Fica um alerta para os profissionais na escolha de suas maquiagens, verificando sempre a sua procedência, validade, e número de registro no Ministério da Saúde ou ANVISA, pois qualquer tipo de reação alergica pelos produtos utilizados em seus clientes, serão de sua responsabilidade. 


#DICADAESTETICISTA: Maquiagens sem marcas e sem saber os produtos utilizados em sua fabricação?! MELHOR NÃO ARRISCAR! Procure sempre por marcas sérias, que sejam registradas ou possuem alguma autorização para a sua comercialização pela ANVISA.

 

Bom, espero ter ajudado em algo, e até a próxima!

 

Referência:


 

 

 

Por: Naiara Marina

bottom of page