top of page

 

Esteticistas e sua atuação

 

 

PRINCIPAIS ATIVIDADES

 

Dentro da clínica de estética, ou do salão de beleza, a esteticista terá as mais diversas atividades. Dependendo de sua especialidade, as atividades serão diferentes, as principais são: limpeza de pele do rosto e do corpo a serem tratados elaboração de cronograma do paciente, para que possa ser acompanhado em todas as sessões aplicar os procedimentos estéticos de maneira a recuperar e manter a saúde do corpo, cabelo e/ ou rosto. Selecionar, indicar e aplicar cosméticos e produtos de tecnologia avançada de acordo com a preferência e/ou necessidade do paciente. Cuidar corretamente das infecções e doenças dermatológicas possíveis da pele, sempre com acompanhamento médico, ou autorização por escrito (de acordo com a necessidade de cada paciente). Ter conhecimento dos instrumentos, materiais e produtos mais recentes a serem comprados e utilizados. Procurar saber sempre a eficácia e contra-indicações dos produtos, tratamentos e equipamentos que são utilizados e realizados. Reunir-se com outros profissionais da área de saúde para elaborar programas de saúde preventiva, curativa e reabilitadora.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO E ESPECIALIDADES

 

Uma esteticista pode trabalhar como autônoma, abrir um salão de estética e beleza ou trabalhar em salões de beleza, SPA e academias. As esteticistas podem atuar nas mais variadas áreas dentro da profissão. Isso depende do local de trabalho e da preferência da profissional, porém, são necessários que se conheçam todas as técnicas. As especialidades da estética são: hidratação do rosto e do corpo limpeza de pele peelings terapia capilar terapia nos pés massagem estética de levantamento dos glúteos (massofilaxia) massagem anti-estress crioterapia (bandagem terapêutica fria de relaxamento, tratamento de perda de medidas) termoterapia (bandagem terapêutica quente de relaxamento, tratamento para retenção de líquido e perda medidas) depilação (com cera descartável quente ou fria, e roll-on) tratamento de gordura localizada tratamento de celulite, flacidez e mamas tratamento de rejuvenescimento e rugas tratamento de acne inflamatória tratamento de manchas, clareador e anti-sinais lifting manual (hiper-nutrição, restauração e re-hidratação) drenagem linfática (do rosto e do corpo) drenagem linfática pré e pós-operatória tratamentos estéticos para queimados (reestruturação da pele).  

 

 

 

 

Queridos leitores.

 

Com o crescimento do mercado da beleza, surgem cada vez mais novos tratamentos estéticos, e com isso, há um aumento no número de profissionais não capacitados para exercer a profissão de esteticista.

 

Para esclarecer algumas dúvidas sobre os limites de atuação do esteticista, o site Brasil Profissões descreve o campo de trabalho do esteticista. Todos esses tratamentos podem ser feitos apenas por Técnicos e Tecnólogos em Estética, de acordo com a lei lei 12.592 de janeiro de 2012,  uma vez, aprovada a lei de regulamentação do profissional esteticista, tornando assim o mercado mais exigente com a formação profissional.

 

Para mais informações sobre essa lei consulte http://sindesmg.blogspot.com.br/

 

Antes de iniciar quaisquer tratamentos estéticos, avalie o profissional para garantir qualidade e segurança no seu procedimento.

 

 

Por: Fernanda Silva.

bottom of page