top of page

 

Como cuidar dos cabelos durante a gravidez: pode pintar?    

 

Por Bruna Capistrano

 

 

 

 



 

 

 

Durante a gravidez, os hormônios fazem uma verdadeira revolução no corpo da mulher: a pele fica mais bonita, ou surgem as apavorantes acnes; o cabelo fica mais brilhoso, ou mais opaco; a mulher se sente mais bonita, ou inchada. São tantas as mudanças que a única certeza é a que cada mulher é única e as diferenças acontecem de acordo com as alterações hormonais de cada uma. Mas quando o assunto é cuidado com os cabelos nos nove meses de gestação, as dúvidas são vastas. Confira dicas certeiras abaixo:
 

  • Grávida pode pintar o cabelo?

 

Quais tipos de tintas a grávida pode usar para pintar o cabelo é a grande dúvida das mulheres que têm cabelos brancos ou querem manter a beleza durante a gestação. Afinal, pode ou não pode pintar?

"Recomendamos que no primeiro trimestre não se faça nada. A partir do segundo trimestre pode ser feita a tintura sem amônia ou metais pesados", explica Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra. Segundo ele, os principais riscos para os bebês, uma vez que os produtos químicos de muitas tintas e alisamentos podem ultrapassar a barreira da placenta e entrar em contato com o feto, são de malformação de membros e órgãos.

A dermatologista Roberta Bibas diz que é importante aumentar a hidratação com substâncias que contenham manteiga de karité, manteiga de cupuaçu ou óleo de jojoba. "Quem quiser mudar o visual ou esconder fios brancos, não deve tingir os cabelos. As grávidas devem usar somente tonalizantes", alerta.

 

  • O que fazer para tingir o cabelo?

 

"Xampus tonalizantes e henna podem ser usados sem problemas", explica o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli. Segundo ele, após o segundo trimestre é quando a mulher está 'liberada' para utilizar os produtos menos agressivos. A dermatologista Carla Bortoloto, professora da pós-graduação em Dermatologia pela Faculdade de Medicina Souza Marques, também sugere os tonalizantes como uma boa alternativa para pintar os cabelos durante a gestação, além das tintas semi-permanentes.

O reflexo, outro procedimento comum e simples de ser feito nos salões de beleza, também está na lista dos que podem ser realizados durante a gravidez. "Sempre após o segundo trimestre e, no reflexo, dando preferência à metade do cabelo para baixo, evitando pegar na raiz", complementa Domingos Mantelli.

 

  • 'Pintei o cabelo e depois descobri que estou grávida'

 

O problema acontece com muitas mulheres mas os médicos são pontuais: não há nada a fazer se você usou produtos químicos no cabelo e descobriu depois que está grávida. 

"São relacionados ao uso de produtos químicos na gestação o baixo peso no nascimento do bebê, descolamento prematuro de placenta ou danos para a própria gestante, como a hipertensão arterial, ou pré-eclampsia. No entanto, não há provas concretas, pois nunca foram feitos testes nesse sentido com mulheres grávidas. O que sabemos é que não há o que fazer para minimizar a absorção desses produtos pelo bebê, é só observar", explica Carla Bortoloto. 

O ginecologista Domingos Mantelli divide a mesma opinião: "O que foi feito está feito. Nesses casos, a mulher aguarda os exames morfológicos, chamados ultrassom, para ver se houve repercussão por conta disso, ou não. O risco não é tão grande, mas existe. Não é para ficar desesperada, mas dá para fazer exames de sangue para rastreamento de síndromes ou malformações. O que não há é medicação para evitar que aconteça alguma coisa", finaliza.

 

 

Acesso em 01/05/2016 ás 11:50h.

 

 

 

 

 

 

Olá leitores e leitoras,

 

Toda mulher tem uma certa vaidade, umas com as unhas, outras com a pele, o corpo, o cabelo e ainda existem aquelas que gostam de se cuidar por inteiro.

 

As mamães não ficam de fora, e hoje o post é direcionado a elas. Principalmente aquela mamãe que adora tingir ou descolorir os fios.

 

Mas será que é o melhor momento?

 

Digo isso porque a gestação é uma fase delicada e requer cuidados, principalmente no primeiro trimestre. Além disso, boa parte das colorações que temos no mercado é composta por amônia e sais de metais, que podem ser tóxicos e ultrapassar a barreira da placenta entrando em contato com o feto, e assim, podendo causar malformação de membros e órgãos.

 

Mas, se ainda sim a mamãe vaidosa quiser colorir os fios, a recomendação é procurar um bom profissional para fazer a aplicação, usar tonalizantes livres de amônia e metais pesados na sua composição e preferencialmente após o segundo trimestre de gestação. Isso se o seu médico liberar, ok?! Nada de ser imprudente e colocar você e seu bebê em risco, pois cada caso é um caso!

 

#Dicadaesteticista: Após a liberação do seu médico, procure utilizar produtos de marcas confiáveis e com registro na ANVISA. Em caso de dúvida, pergunte ao vendedor se a composição daquele produto é livre de amônia e metais pesados.

 

Abraços e até a próxima!

 

 

Por Jessica Andrade

bottom of page