top of page

 

ALERGIA A QUÍMICAS CAPILARES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é alergia?

   Alergia é uma hipersensibilidade a determinadas substâncias estranhas ao organismo, chamados de antígenos. A sensibilidade do corpo aos fatores alérgicos desencadeia uma intensa resposta imunológica. A partir do contato inicial com essas substâncias, surge um processo inflamatório que causa reações exageradas ao organismo.

Existem dois grupos de alergias: respiratórios e da pele. As inflamações alérgicas das vias respiratórias são sintomas da asma (conhecida também como bronquite alérgica) e rinite alérgica. As manifestações alérgicas da pele caracterizam-se pelas lesões e coceiras intensas.

 

Alergia a tintas de cabelo:

   Os alérgicos a tinturas de cabelo sofrem com a substância chamada de parafenilenodiamina, ou PPD conhecida popularmente, que é base de quase todos os produtos para colorir os cabelos, ou seja, é encontrado na maioria das tintas chamadas de coloração permanente. Essa substância é essencial para a penetração das cores e tonalidades escolhidas, mas para pessoas mais sensíveis e alérgicas, pode ser fatal ou causar sérios riscos a saúde.

Alguns países europeus, como Alemanha, França e Suécia, proibiram o uso do PPD. Muitos relatos baseados em diversos estudos já comprovam que essa substância é tóxica, sensibilizante e irritante. Sendo assim um dos produtos químicos mais agressivos em colorações.

   A amônia, o resorcinol e o Perfume Mix, também componentes habituais das fórmulas de coloração apresentam características agressivas e sensibilizantes.


Alergia a alisamentos capilares:

   Um dos tratamentos mais procurados por mulheres nos salões de beleza é o de alisamento.

A base dos produtos que realiza tal procedimento atua quebrando as ligações das moléculas capilares modificando o formato dos cabelos.

   Geralmente os produtos utilizados nos alisamentos capilares, contem em sua formula substâncias alcalinas como; Hidróxido de Sódio e Tiogliconato de Amônio, ou Formol, que tem sua ação rápida e com maior poder de alisamento e durabilidade, porem é o mais agressivo. Essas substâncias apresentam características capazes de provocar alergias e sérios riscos a saúde.

 

Tipos de reações mais comuns:

- Alergia Leve ou Branda:
Manifesta-se por meio de coceiras ou formigamento no couro cabeludo, queda intensa de cabelos e por meio de dermatites. Em outros casos, a parte de trás do pescoço, pálpebras e parte superior das orelhas são atacadas por erupções purulentas devido ao uso da química, aparência escamosa, seca e quebradiça.

- Alergia Grave:
As alergias graves apresentam inflamações mais resistentes, com erupções que podem ou não aumentar em gravidade, além de existir a possibilidade de se espalharem por todo o corpo. Este nível alérgico é capaz de alterar a fisionomia de um indivíduo. As alergias graves ocasionam vermelhidão e inchaço do couro cabeludo e da face, a ponto de causar perda definitiva ou temporária de visão, devido ao fechamento dos olhos pelo inchaço ou danos da córnea. Algumas reações sérias de inchaço e descamação da pele podem deixar cicatrizes.

 

Acesso em: 03/05/2016 ás 13:30h 

 

 

Olá leitores,

 

   A alergia a químicas capilares é uma questão séria e muito grave, onde algumas pessoas podem perder os fios, criar feridas no couro cabeludo entre outros problemas relacionados à saúde. Por isso é sempre importante antes de tingir os cabelos ou fazer alisamento, realizar o teste da alergia no pulso como descrito nas embalagens e caixas dos produtos a serem usados. O teste deve durar de 24 a 48 horas (no caso de 48horas, é indicado para pessoas que possuem histórico alérgico familiar).


As tinturas em pó ou henna são desaconselháveis para pessoas alérgicas, assim como colorações permanentes que contém amônia. A chance de apresentar reações alérgicas com o uso de tonalizantes é bem menor, porém não são descartadas, é necessário também que se faça o teste.

   A maioria dos salões de beleza que realizam os alisamentos capilares, não estão regulares de acordo com as normas da ANVISA em relação à quantidade ideal de formol (sendo a quantidade ideal de acordo com a mesma 0,2%).

É de extrema importância que se pergunte, exija a leitura dos rótulos, e observe a composição que será utilizada nos tratamentos capilares e lembrando sempre de realizar o teste antes de iniciar o procedimento.


#DICADAESTETICISTA

 

Cuidados que devem ser tomados ao aplicar química nos cabelos:

 

- Fazer um teste de sensibilidade com a química desejada no pulso ou antebraço.

- Seguir as instruções indicadas nos rótulos dos produtos.

- É recomendado que se espere pelo menos 7 dias entre uma química e outra.

- Realizar todo o procedimento de química em lugar arejado.

- Se sentir qualquer manifestação estranha ao aplicar qualquer tipo de produto nos cabelos, retira-lo imediatamente

 

Observação: As informações contidas neste blog não substituem, em hipótese alguma, sua visita regular ao seu médico. Somente ele está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde.

 

Fiquem atentos sempre! Espero que tenham gostado e até a próxima!

 

 

Por Isabella Gazolla

 

bottom of page