top of page

GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DA ESTÉTICA

 

Por: Todas as integrantes do grupo - Publicado em 08/06/2016

No mercado da estética existem diversas áreas de atuação e consequentemente vários profissionais disponíveis. Entretanto, é importante direcionar as atribuições para cada funcionário, mediante ao seu conhecimento e habilidade.

 

Atualmente boa parte dos empregadores não tem clareza ao divulgar uma vaga de emprego direcionada a área da estética, isso porque, a maioria das pessoas acham que o “esteticista” carrega todas as funções que abrangem o mercado da beleza, como: manicure, cabelereiro, maquiador, pedicure e outros.

De acordo com a (CBO) classificação brasileiro de ocupações, o técnico em estética realiza procedimento terapêuticos faciais e corporais, além dessas atribuições mencionadas, cabe ao tecnólogo em estética: supervisionar, coordenar, lecionar, realizar consultoria, auditoria e elaborar pesquisas científicos.

Diante do exposto, para realizar um bom recrutamento, é necessário identificar o público alvo afim de decidir o meio de divulgação da vaga, atraindo profissionais qualificados de acordo com a descrição de cargo, havendo conhecimento, habilidade e atitude (CHA), relacionadas às funções que irá exercer.

Após o processo de recrutamento entra a parte da seleção, momento de avaliação das competências e habilidades que se enquadra a empresa, determinando aquele que melhor se sobressai, e por fim contratando-o. É importante que seja feito um bom processo seletivo, para conseguir um profissional com o perfil da vaga, atendendo às necessidades da empresa.

Portanto, deixamos o alerta para os empregadores, é de extrema importância a clareza dos requisitos vinculados ao cargo, além de saber o que realmente um esteticista pode e deve fazer com relação os procedimentos ligados a profissão.

Destaca-se também a importância do conhecimento sobre como recrutar e selecionar para assim fazer a melhor escolha para a empresa.

bottom of page