top of page

 

A IMPORTÂNCIA DA HIGIENIZAÇÃO DE PINCÉIS

 

Por Nayla Georgia

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

     Atualmente as mulheres estão ficando cada vez mais ligadas quando o assunto é maquiagem, afinal com toda a facilidade que se tem de encontrar tutoriais incríveis na internet, as mulheres arriscam grandes produções em casa mesmo. E para treinar as técnicas, uma das ferramentas mais importantes são os pincéis, eles facilitam bastante na hora de maquiar e deixa o acabamento mais caprichado. Mas para que eles cumpram com seu papel, é preciso cuidar bem. Mas porque é importante higienizar os pincéis?

     A higienização dessas ferramentas permite que os produtos acumulados nas cerdas não interfiram no resultado de outras, por exemplo: se você passar uma sombra azul no domingo e na segunda-feira usar o mesmo pincel para passar a sombra marrom básica, o tom vai sair muito diferente do desejado. Além disso, os produtos líquidos como: base, primer, batom, delineador, entre outros, acabam deixando a porta aberta para o acúmulo de bactérias e fungos que podem acabar causando infecções na pele, e piorar casos de acne.

 

Como higienizar o pincel de forma correta?

 

   Sempre surgem inúmeras duvidas de como deve se higienizar os pincéis. No vídeo abaixo a blogueira Niina Secrets, ensina a limpa-los de forma correta e objetiva, confira:

 

 

 

       

 

 

 

 

 

 

 

 

#DICADAESTETICISTA:

 

  •  A higienização de pincéis e esponjas deve ser periódica, no máximo de 15 em 15 dias. Sendo o recomendado em caso de uso diário, 1 vez na semana.
     

  •  Para uma limpeza profunda, é indicado o uso de shampo neutro, de preferência infantil, e água corrente, que ira retirar todo acumulo do produto.

                                                  

  • Após a limpeza, retirar o excesso de água e deixar secar em lugar fresco e arejado, longe do sol e deitado na horizontal sobre um pano seco e limpo. Dessa forma não correrá o risco da água entrar no cabo de madeira e danificá-lo.

 

  •  É indicado fazer uso de soluções higienizadoras, específico para pincéis, entre uma maquiagem e outra, caso não de tempo de lavar os pincéis. Mas vale lembrar que essas soluções são superficiais e não substituem a lavagem com shampoo/sabão e água.

 

  •  Evitar o compartilhamento de pincéis e produtos de beleza é outra maneira de conter a proliferação de bactérias e evitar doenças. O indicado é que os seus produtos de beleza sejam usados apenas por uma única pessoa

 

  • O ideal é manter os pincéis guardados em estojos ou maletas próprias para maquiagem, evitando diversas contaminações com bactérias expostas ao ambiente.

 

Acesso: 22/04/2016 ás 19:00h

 

 

 

Ola leitores,

 

     Como vocês viram acima, a higienização dos pincéis é de extrema importância, pois evita que a proliferação de bactérias causadas pelo acúmulo de produtos e poeira passe para a pele, podendo causar alergia, acnes de diversos graus e até mesmo danos prejudiciais a saúde.

     Quando agendar uma maquiagem em algum local de beleza, ou compartilhar com algum conhecido, é importante que você se certifique que o material está sendo higienizado de forma correta, já que a contaminação pode trazer consequências grave como o caso da Australiana, Jo Gilchrist, de 27 anos que usou o pincel de uma amiga para cobrir uma espinha infeccionada e ficou paraplégica após contrair uma grave infecção.

 

Confira mais detalhes sobre o ocorrido na integra: 

 

 

 

O correto a se fazer é sempre utilizar seus produtos e materiais de maquiagem, evitando o compartilhamento.

 

Obrigada pela visita, espero que tenham gostado e até a próxima!


Por: Isabella Gazolla

bottom of page