top of page

                                                                   

   OBJETOS PERFUROCORTANTES 

Cuidados com materiais perfuro-cortantes:

 

Por Luciano Laranjeira - Site R7

Recomendações especificas devem ser seguidas durante a realização de procedimentos que envolvam a manipulação de material perfurocortante.

  1. Máxima atenção durante a realização dos procedimentos;

  2. Jamais utilizar os dedos como anteparo durante a realização de procedimentos que envolvam materiais perfurocortantes;

  3. As agulhas não devem ser reencapadas, entortadas, quebradas ou retiradas da seringa com as mãos;

  4. Não utilizar agulhas para fixar papéis;

  5. Todo material perfuro-cortante (agulhas, seringas, scalp, laminas de bisturi, vidrarias, entre outros), mesmo que esterilizados, devem ser desprezados em recipientes resistentes à perfuração e com tampa;

  6. Os recipientes específicos para descarte de materiais não devem ser preenchidos acima do limite de 2/3 de sua capacidade total e devem ser colocados sempre próximos do local onde é realizado o procedimento.

As farmácias e drogarias que realizam aplicações de injeção devem adotar alguns procedimentos básicos para garantir a segurança de seus clientes e funcionários. O manuseio dos infectantes perfuro-cortantes e não-perfurocortantes devem obedecer a um padrão.

Acidentes com perfuro-cortantes

De acordo com a situação de ocorrência dos acidentes perfurocortantes, pudemos observar que a maioria dos acidentes ocorreu quando os trabalhadores de enfermagem estavam administrando medicamentos (23,82%), seguindo-se pela administração de soroterapia (23,62%), por materiais descartados em local impróprio (7,88%), pelo descarte de materiais perfurocortantes (7,88%), por ser atingido por outro trabalhador (6,30%) e ao se reencaparem agulhas (5,51%).

Grande parte das atividades dos trabalhadores de enfermagem está concentrada na administração de medicamentos e soroterapia, atividades que envolvem a manipulação constante de agulhas e escalpes, sendo situações que mais expõem os trabalhadores ao risco de acidentes perfurocortantes.

Em relação à distribuição desses acidentes entre as outras categorias funcionais, os dados obtidos por meio das fichas de notificação do SESMT revelam que a maioria deles são ocasionados por agulhas e outros objetos perfurocortantes, descartados em locais impróprios: no leito do paciente, na mesa de cabeceira, na bandeja de medicação, no chão e no lixo comum. Esses dados evidenciam, ainda, que, entre os trabalhadores da área de apoio hospitalar, os do setor de limpeza são os que mais sofrem com os acidentes perfurocortantes. Medidas preventivas, como adequação das caixas de descarte de materiais perfurocortantes, treinamento específico que oriente os trabalhadores da área da saúde sobre os riscos biológicos e a importância da vacinação contra hepatite B, podem contribuir para a diminuição dessas ocorrências entre tais trabalhadores.

Em relação ao descarte de material perfurocortante em local impróprio, índice semelhante foi encontrado na literatura, 5,1%, e, no mesmo estudo, 65,7% dos acidentes que ocorreram nessa situação envolveram o pessoal da limpeza quando recolhiam o lixo comum.

Ressaltamos que esse tipo de procedimento acomete não só os trabalhadores de enfermagem, mas é considerado a causa principal de acidentes entre as outras categorias de trabalhadores, principalmente do serviço de limpeza, lavanderia e manutenção.

A transmissão ocupacional do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) tornou-se um grande desafio aos profissionais de Controle de Infecção Hospitalar e Saúde Ocupacional, após uma enfermeira ter desenvolvido Aids, em conseqüência de picada acidental com uma agulha que continha sangue de um paciente infectado pelo HIV, internado em um hospital da Inglaterra.

Dentre os fluidos corporais, tem-se reconhecido o sangue como o mais importante veículo de transmissão ocupacional de vírus.

Frente a esses resultados, torna-se evidente a necessidade de se realizar um treinamento, principalmente do pessoal de enfermagem, em relação aos riscos de acidentes ocupacionais com materiais perfurocortantes, além de buscar alternativas que possam conferir maior segurança aos procedimentos realizados por esses trabalhadores.

O treinamento deve ser aplicado os funcionários que tem contato com está área, geralmente atendentes de medicamentos. É bom lembrar que para aplicar injeção na farmácia, o atendente deve ser capacitado, ou seja, deve ter feito o curso de aplicação de injeção e possuir certificado do mesmo. No Brasil temos alguns cursos que capacitam a aplicação de injetável, mas isto não dispensa o treinamento periódico do funcionário pelo farmacêutico.

Os funcionários devem receber também, orientações sobre como manusear o material e acondicionar os infectantes perfurocortantes, ou perfurocortantes, e, para isso, seguir algumas dicas de treinamento.

Acesso em: 31/05/2016 às 19:20h

Olá galera,

Sabemos que devemos utilizar uma agulha por cliente ou paciente, devido algumas doenças transmissíveis. Mas o ideal nos certificarmos se isso está acontecendo é importante, observar se o profissional abrirá uma nova embalagem totalmente lacrada antes de qualquer tratamento a ser realizado.

Na área da estética existem vários procedimentos que se utilizam as agulhas como: eletrolipólise, limpeza de pele, microagulhamento, eletrolifting entre outros. Após seu uso, devem ser descartado no local adequado. Devem ser acondicionados em recipientes apropriados de parede rígida, identificados como resíduo infectante com o símbolo internacional de risco biológico, acrescido da inscrição de “PERFUROCORTANTE” e os riscos adicionais, químico ou radiológico e com tampa. Assim conforme a Resolução da Diretoria Colegiada, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA exige.

Cuidados necessários ao manusear os resíduos infectantes:

1) A manipulação destes resíduos deve ser a mínima possível.

2) Manter os sacos contendo resíduos infectantes em local seguro, até seu manejo para descarte;

3) Nunca abrir os sacos contendo estes resíduos para inspecionar seu conteúdo.

4)Adotar procedimentos de manuseio que preservem a integridade dos sacos plásticos contendo resíduos;

5) No caso de rompimento, com espalhamento de seu conteúdo, rever os procedimentos de manuseio.

6) Armazenar em local previamente determinado e de fácil acesso ao serviço de coleta especial.

O artigo de uso descartável é o produto que, após o uso perde suas características originais e não deve ser reutilizado e nem reprocessado.

#DICAS DA ESTETICISTA# A nossa saúde está em risco por isso devemos nos prevenir com segurança.

             

 

 

 

 

 

 

Por: Claúdia Fernanda

bottom of page