top of page

 

QUEIMADURAS COM CERA QUENTE

 

Como tratar queimaduras de cera depilatória

 

   Queimou-se ao se depilar com cera? Calma, já aconteceu com muitas mulheres. A falta de prática na hora de se depilar faz com que, às vezes, possa se queimar com a cera e que apareçam feridas ou zonas de seu corpo com irritação. Neste caso, é importante que saiba que há alguns truques que ajudarão você a diminuir a dor e conseguir que sua pele fique com uma aparência melhor. Neste artigo de um Como contamos para você como tratar queimaduras de cera depilatória com simples truques que conseguirão aliviar a irritação ou as feridas.

 

Instruções

 

1- As queimaduras com cera quente devem ser tratadas imediatamente para minimizar o efeito produzido pelo calor em sua pele; para isso, só terá que pôr a zona queimada sob água fria e deixá-la durante uns 15 ou 20 minutos para conseguir que esfrie e a pele relaxe. Além disso, a água fria também conseguirá que a cera se endureça e será bem mais fácil descolar de sua pele sem machucar. Se quando tenta tirar a cera vê que ainda dói bastante, o melhor é continuar com a água fria até que possa tirar sem dor.
 

2- Uma vez que conseguiu tirar a cera de sua pele, chegou o momento de aliviar as queimaduras e a irritação. Um aliado perfeito para este fim é o aloe vera, uma planta que consegue aliviar as irritações de forma natural, curar as feridas e hidratar a pele em profundidade; neste artigo de umComo contamos a você quais são osbenefícios do aloe vera para a pele. A forma de aplicar o aloe vera em sua pele é cortando diretamente um pedaço da planta e aplicar a polpa que tem dentro sobre as feridas; se não tiver a planta, também pode aplicar gel de aloe vera na zona afetada.
 

3- A rosa mosqueta também é ideal para combater as queimaduras provocadas pela cera já que hidrata a pele em profundidade, diminui as cicatrizes e regenera a pele. Só terá que usar o óleo essencial de rosa mosqueta e aplicar na zona queimada fazendo uma leve massagem para conseguir que se impregne bem na pele; as suas propriedades conseguirão aliviar o ardor e fazer com que a recuperação seja mais rápida. Neste artigo de um descobrimos para você todos os benefícios do óleo de rosa mosqueta.

 

4- Outro remédio caseiro para queimaduras com as cera é a camomila, uma erva que consegue aliviar a irritação e acalmar a sua pele. Para aproveitar ao máximo as suas propriedades, o melhor é fazer uma infusão de camomila, deixá-la esfriar e, uma vez morna ou fria, aplicar sobre a zona afetada com a ajuda de um algodão. Verá que as propriedades medicinais desta planta conseguem que as queimaduras se aliviem e que o desconforto ocasionado pela depilação diminua.
 

5- Sobretudo, deve ter em conta que se a sua pele está queimada pela cera, não deve expô-la nunca ao sol pois os raios UVA podem piorar o estado de sua pele e fazer com que a ferida não cure corretamente. Por isso é importante que durante os dias posteriores à queimadura, aplique um creme de proteção solar de fator alto, o melhor é optar por um que seja de 50 ou superior para evitar que o contato com o sol piore a sua pele.

 

Acesso em: 23/o3/2015 ás 10:10h

 

 

 

 

Olá colegas,

 

Primeiramente vamos esclarecer a diferença entre depilação e epilação:

 

  • Depilação é a remoção de pelos rentes à superfície da pele, não sendo atingidas as porções internas dos folículos pilosos.

  • Epilação é quando ocorre a remoção por extração dos pelos inteiros, incluindo as porções abaixo da pele, como parte do bulbo piloso.

 

Queimaduras com cera quente, nos tempos de hoje, ainda acontecem com frequência, e além da dor podem causar irritações, feridas e hipercromias conhecida popularmente como manchas. Essas queimaduras podem ocorrer devido ao grau de temperatura da cera, aplicação da cera várias vezes no mesmo local, tentativas caseiras e a falta de prática dos profissionais não qualificados. Quando digo profissionais não qualificados, me refiro aquelas  pessoas que acham que o trabalho e fácil, que não têm conhecimento sobre o assunto, não foram treinadas para execer tal procedimento, não tem diploma e mesmo assim fazem a prática sem o mínimo de conhecimento.

Isso pode ocorrer com qualquer pessoa, mas tomando os cuidados necessários, tendo condutas certas, e procurando profissionais capacitados, as queimaduras por cera quente podem ser evitadas. Um profissional capacitado e com conhecimentos pode evitar esses erros, e sem falar que se ocorrer algo de errado o profissional saberá abordar a situação com procedimentos certos e condutas adequadas.

A epilação com cera quente é menos dolorosa pelo fato do  calor abrir os poros, assim fica mais fácil a remoção dos pelos, removendo-os da raiz. O tempo de duração varia da região e tipo de pelo.

A cera deve ser usada e jogada no lixo, nunca pode ser reutilizada. E sempre usar EPI (equipamentos de proteção individual). As pinças devem ser esterilizadas na autoclave ou cada cliente deverá ter sua própria pinça.

 

#dicadaesteticista: Quando pegar a cera com abaixador de língua, teste no dorso da mão onde estará com luva ou no pulso, assim sentirá a temperatura da cera e perceberá se já esta em temperatura ideal para ir em contato com a pele do cliente. A regrinha é: Aplique a cera no sentido do crescimento dos pelos e puxe a cera no sentido contrário.   

 

 

Referência

 

 

 

Por: Lívia Heyderish

bottom of page