top of page

 

HIGIENIZAÇÃO DO COURO CABELUDO

 

 Por Duda B. Padilha - Publicado em 22/11/2014
 

   Cabelo bonito começa na raiz. Veja como cuidar do couro cabeludo e ter fios saudáveis.

Os cuidados com a raiz evitam queda e quebra, além de garantir o brilho.


   Para ter um cabelo bonito e sedoso, com movimento e volume, não basta tratar apenas dos fios. Cuidar dos cabelos vai além do que se vê. O tratamento de um cabelo forte e saudável começa na raiz. É ela que define como os fios se comportam, sendo mais ou menos rebeldes, e garante brilho e qualidade. “Uma raiz saudável trabalha melhor e produz um fio de cabelo mais brilhoso, forte e, consequentemente, mais resistente à queda e à quebra”, explica a hairstylist Viviane Siqueira, do Pierre Louis Coiffeur.

 

   O primeiro e mais importante mandamento para uma raiz saudável é nunca deixar os cabelos sujos por muito tempo. Segundo Viviane, só os oleosos precisam ser lavados diariamente, enquanto os normais podem ter um intervalo de um dia e os secos devem ser limpos três vezes na semana. “Lave com um bom shampoo e massageie bem com as pontas dos dedos, mas não encrave a unha para não machucar o couro cabeludo”, ensina Viviane. Enxaguar bem é fundamental e, ao aplicar o condicionador, evite o contato com a raiz. “Em cabelos oleosos, se possível, nem passe condicionador”, alerta.

   Produtos de tratamento, como leave-in, gloss e sérum, que geralmente são muito gordurosos, também devem ser aplicados só do comprimento às pontas para não melar o couro cabeludo. “O efeito é parecido com os poros da pele, se houver muita oleosidade e resquícios de produtos, eles podem entupir, causando queda de cabelo e caspa ”, explica Viviane.


Como identificar problemas na raiz?

   É fácil saber quando a raiz não está sendo bem tratada. Além de queda e caspa, excesso de oleosidade, queimadura do couro cabeludo e escamação são sintomas comuns de uma raiz com problemas. “Hoje temos xampus, tônicos, fortificantes e comprimidos para tratar, mas procure um especialista. Tratamentos em casa podem piorar o problema”, orienta Viviane. 

   Existem produtos específicos para o cuidado com o couro cabeludo e a raiz, como tratamentos anti-queda, fortificantes, esfoliantes e xampus de limpeza profunda. Além da coloração, estes são os únicos produtos que devem entrar em contato com a raiz dos cabelos e, ainda assim, com muito cuidado. Alisamentos, por exemplo, são vilões para o couro cabeludo. Por isso, na hora de escolher um tratamento capilar, opte por aqueles que não sejam aplicados diretamente na raiz. “O ideal é que ela seja preservada, por isso muitas mulheres reclamam de queda após progressivas e afins”, explica Viviane. 

 

Acesso em: 21/03/2016 às 14:54h

 

 

 

Olá leitores,

 

   Quem tem cabelos oleosos sofre muito, afinal, é muito desagradável ter um cabelo com aspecto sujo e viscoso. Além de ser desagradavel, a oleosidade também pode causar a caspa. A sua causa geralmente se dá em razão do excesso de suor, oleosidade, falta de higiene do couro cabeludo, má alimentação e stress. Apesar de muitas pessoas terem a impressão de que a caspa seja uma doença contagiosa, por meio de diversos estudos já realizados, foi constatado, que a caspa não é algo contagioso. Conforme citado na matéria acima, uma limpeza correta do couro cabeludo e dos fios é de suma importância para ter cabelos saudáveis, bonitos e brilhosos.  

 

   Uma correta higienização do couro cabeludo não é uma função tão simples e fácil quanto parece, pois, quando se trata de cabelos oleosos e com caspa, eles não podem ser muito massageados, sendo assim é necessário evitar produtos que contenham grânulos ou constante movimentos de a frição dos dedos ou unhas no couro cabeludo, pois tais condutas estimulariam mais ainda a glândula sebácea fazendo-a produzir mais sebo em vez de somente realizar uma simples limpeza.

 

 Não podemos deixar de citar que devemos sempre analisar a procedência, validade, e número de registro no Ministério da Saúde ou ANVISA de cada produto a ser utilizado. Isso irá garantir a saúde dos seus cabelos!

 

#DICADAESTETICISTA: Nós, como esteticistas, temos como forma de tratamento a alto-frequência, sendo uma das boas opções para o combate da caspa, com funções antibactericida e antifungicida, porém somente o seu uso não teria total eficácia para a cura da doença por completo. Sendo assim, seria indispensável uma visita ao dermatologista para avaliar o melhor tratamento a ser indicado para cada tipo de situação.

 

Segue abaixo, algumas sugestoes de shampoos e produtos para cabelos olesos:

 

  • Shampoo Seda Pureza Refrescante

  • Shampoo Brilho Extremo

  • Pré Shampoo Loreal Elseve Preparador do fio

  • Shampoo Fructis Frescor Vitaminado para Cabelos Oleosos

  • Shampoo Clear Oleo Control

  • Shampoo Vichy Tratant Sebo Correcteur

  • Shampoo anti residuo The beauty Box Detox

  • Pre Shampoo Esfoliante éh

  • Shampo Esfoliante Vita Derm Peeling Hair

  •  Pre Shampoo Argiloterapia Nativa Spa

 

Referência:

 

 

 

Por: Naiara Marina

 

bottom of page