top of page

 

BIOSSEGURANÇA NO SALÃO DE BELEZA 

 

Por Fernando Amaral de Calais – Publicado em  23/08/2012



A biossegurança é uma ciência que surgiu no século XX, formada pelo conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação dos riscos relacionados às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços de riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, das plantas e do meio ambiente. O profissional da beleza seja cabeleireiro, manicure, pedicure ou esteticista, por sua atividade profissional está cotidianamente em contato com pessoas, produto químico e além de estar sujeito às ações da poluição ambiental e excesso de ruídos que configuram potencial risco à sua saúde. 

A Biossegurança ajuda a Reconhecer, Avaliar, e Controlar estes riscos com a eliminação ou redução dos agentes ou fatores que foram reconhecidos e avaliados no meio ambiente de trabalho. Veja abaixo uma classificação resumida destes riscos para a saúde:  Biológicos? De transmissão de doenças como Herpes, Hepatite, AIDS, Micoses superficiais de pele e unhas, dentre outras; Físicos? Ergonômicos, posturais e ambientais;  Químicos? No preparo e aplicação de tinturas, alisantes, sprays, solventes, escova progressiva, etc;  Sonoros? Ruídos de equipamentos como secadores de cabelo; Pesquisa realizada no Estado de São Paulo em 2011 revela que apenas 5% das manicures utilizam luva durante o procedimento, 80% tem autoclave ou estufa, mas afirmaram não saber usar adequadamente. 

Através dos conhecimentos de biossegurança este profissional aprende a organizar melhor sua rotina de trabalho, limpeza ambiental, higiene pessoal, desinfecção e esterilização de ferramentas que entram em contato com os clientes, uso correto de Equipamentos de Proteção Individual, além de contemplar o descarte seguro dos resíduos sólidos de forma a preservar o ambiente. O profissional da beleza necessita nos dias de hoje desenvolver competências para realizar tratamentos estéticos, respaldados nos conceitos de beleza integrada à saúde, para que os resultados sejam satisfatórios e ofereçam segurança para a qualidade de vida dos profissionais e dos usuários dos seus serviços minimizando ainda a agressão ao meio ambiente.

 

Acesso em 09/05/2016 às 15:49

 

 

 

 

Olá amigos,

 

O cuidado com a saúde dos clientes deve ser cada dia mais necessário nos espaços de beleza, pois a ANVISA está cada dia mais rigorosa. O objetivo da vigilância sanitária é baixar o risco de transmissão de doenças nesses locais. Alguns estabelecimentos priorizam a qualidade dos serviços pela saúde dos clientes e dos profissionais, mas a falta de informação é intensa, principalmente pela falta de formação na área da saúde, sendo que a maioria dos profissionais do ramo é feita por um aprendizado não formal.

 

Todos devem ter o conhecimento da biossegurança, pois é através desse conhecimento que evitamos contaminações por agentes causadores de doenças infecciosas como HIV, Hepatite C, Hepatite B e micoses ungueais.

 

De acordo com a ANVISA, “todo serviço de salão de beleza deve ser independente de residência, possuir local próprio para lavagem de material, apresentar-se limpo, organizado e possuir ventilação e circulação de ar, manter rotina de limpeza dos matériais, esta limpeza deve ser realizada a cada cliente. Utilizar apenas produtos com registro na ANVISA, isto vale para esmaltes. Manter cadeiras  em bom estado de conservação e possuir licença sanitária”.

 

Alguns materiais apesar de serem limpos devem também ser esterilizados, como os alicates de unhas e cutículas, tesouras, curetas e espátulas. Os materiais esterilizados devem estar embalados individualmente e armazenados em local próprio e exclusivo, ficando atento para o controle da data de validade da esterilização. Outros materiais deverão ser descartados de forma correta imediatamente após o uso, como as lixas de unhas e palitos de madeira. Para uma maior segurança, os profissionais deveram sempre fazer o uso do kit de EPI – Equipamento de proteção individual.

 

#DICASDAESTETICISTA:

  1. Realizar a higienização e anti-sepsia da pele do cliente, antes de iniciar o procedimento.

  2. É recomendado que todo cliente leve o seu próprio material de uso individual para o espaço de beleza.

  3. Procure sempre um profissional capacitado para a realização dos serviços desejados.

  4. Procure sempre o departamento da ANVISA para colher informações corretas sobre tais procedimentos.

 

Beijos e até o próximo post !

 

Referência:

 

 

 

 

Por Fernanda Carolina

bottom of page