top of page

 

LENÇOL DESCARTÁVEL PARA MACA

Por Editoral MDT

 

Toda maca, seja para qualquer tipo de serventia, é preciso que seja totalmente higienizada, mesmo por que na maioria das vezes carrega e transporta pessoas com algum tipo de enfermidade. Por esse motivo existem lençóis especiais para esse equipamento conhecido como lençol descartável para maca. Além dos hospitais e emergências, o lençol descartável é usado em clinicas de estética onde as clientes s deitam sobre a maca para os mais diferentes tratamentos. Em ambos os casos a cada troca de pessoa é necessária uma troca de lençol.

 

O lençol descartável é feito de papel e normalmente vem em rolos de metros. É uma maneira de deixar o tratamento sempre o máximo higiênico possível e sem constrangimentos para nenhum lado. Embaixo do lençol de papel é importante também que haja uma proteção para a marca, seja plástica ou em tecido. De tempos em tempos essa proteção também deve ser trocada.

 

Há também o lençol de plástico, mas nesse caso é bem mais caro que o de papel e não pode ser trocado com a mesma frequência. O de papel é ecologicamente correto, pois é bem mais fácil de se reciclar e você pode separa-lo no seu lixo para que ele já vá para um local de reciclagem. Se usado com pacientes com doenças contagiosas o melhor a fazer é incinerar o material. Enfim, você encontra no mercado dezenas de modelos de lençol descartável, dos mais diferentes tipos de material. O mais higiênico, mais indicado e ainda o mais barato é o lençol de papel.

 

Você encontra para comprar lençol descartável em lojas especializadas em material médico. Um rolo de 50 metros tem um preço bem acessível podendo custar menos do que R$10. Clinicas de estética também costumam comercializar esse produto, pois elas pegam diretamente da fábrica para usar no estabelecimento com suas clientes.

 

 

Acesso: 25/04/2016 às 15:43h

 

 

 

Olá galerinha, tudo bem?

 

Hoje vou falar de um assunto que infelizmente para muitas pessoas não faz diferencia e não tem tanta importância.

Quando você vai fazer algum tratamento estético, já reparou com o que a maca está forrada? Acredito que a maioria irá responder não. Parece uma coisa boba, mas é importante sabermos sobre isso.

 

A maca não deve ser forrada com toalha de banho, pois a mesma deverá ser lavada a cada cliente. Já imaginou ter que lavar uma toalha por cliente? Muito trabalhoso não é mesmo? Sem falar do grande custo com água e sabão.

 

O forro descartável é indispensável para garantir a higienização do local. Pois nesses ambientes o risco de contaminação por vírus e bactérias é muito grande, principalmente quando há uma grande circulação de pessoas.

De acordo com a Vigilância Sanitária, a maca deve ser forrada com lençol TNT ou papel branco. Lembrando que a cada cliente deverá ser trocado. É indicado também que a maca seja higienizada com álcool 70. Alguns estabelecimentos costumam não fazer essa troca, visando a economia financeira, mas além de ser anti-higiênico com os clientes, estão descumprindo uma norma sanitária de grande importância.

 

Vou citar para vocês, a norma completa que fala sobre as macas nos estabelecimentos de beleza:

 

Maca com superfície lisa ou lavável, forrada de lençol TNT ou papel branco (resistente). Todos descartáveis devem ser trocados a cada cliente.

 

Muitas clientes não sabem dessas normas, mas todo estabelecimento de serviços de beleza\estética é obrigado a saber, e o mais importante, cumprir.

Então pessoal, vamos passar a prestar mais atenção nisso. Observar se o estabelecimento está forrando a maca com os materiais corretos, se estão descartando-os após cada cliente e se a maca é higienizada com álcool 70.

 

Um abraço, até o próximo!

 

 

Por Ana Paula G. Coelho

 

bottom of page